Qual a diferença entre energia verde e energia vegana?

Energia verde ou vegana

A energia que você utiliza é “verde” e/ou “vegana”?

 

 Energia verde

Qual a diferença entre energia verde e energia vegana?

À medida em que criamos maior consciência sobre os impactos dos seres humanos no planeta, temos criado novos hábitos, atividades e produtos de modo a gerar menor ou nenhum impacto no meio ambiente.

Com isso, energia verde e a energia vegana surgiram como alternativas para a  produção de energia de maneira sustentável.

Porém, o que são esses tipos de energia?

A energia verde, em geral, se refere a todas aquelas que não se utilizam de combustíveis fósseis tradicionais (gás natural e petróleo, por exemplo). Assim, temos como as principais:

  1.   Hidrelétrica: geração de energia através da água;
  2.   Geotérmica: originária da deterioração radioativa dos minerais;
  3.   Biomassa: produção a partir de resíduos de madeira, agrícolas e serragem;
  4.   Biocombustíveis:  provinda de materiais orgânicos que são transformados em combustíveis;
  5.   Eólica: utilização dos ventos para geração de energia;
  6.   Solar: o sol é utilizado como fonte energética.

energia verde ou vegana

Entretanto, apesar de todos esses tipos de energia serem “verdes”, nem todas elas são veganas. Mas o que isso significa?

“Energia vegana” foi um termo galgado pela companhia britânica Ecotricity, a qual foi a primeira empresa no mundo a obter o título de empresa com selo da Vegan Society.

Essa expressão está relacionada especificamente a produção de energia que não envolve a utilização de animais ou subproduto animal.

Dessa maneira, a geração de energia de biomassa e digestão anaeróbica, por exemplo, são dois tipos de fontes de energia que podem não ser veganos, visto que podem conter subprodutos animais como gado de criação industrial, resíduos de matadouros ou chorume de animais, por exemplo.

Todas as empresas desse ramo de geração de energia são obrigadas a declarar o mix de combustíveis que eles fornecem, todavia, não são obrigados a informar se contém produtos/ subprodutos animais. 

Esse tipo de energia é o terceiro tipo mais usado no Brasil, sendo, por volta de 9% da matriz energética do país. A fabricação do bio-óleo, BTL, biodiesel e biogás ocorre através desse processo.

verde ou vegana

Portanto, se você utiliza esse tipo de energia no Brasil, como saber se a fonte de energia utilizada por você ou pela sua empresa é vegana?

Como não é de obrigação dessas empresas declarar qual o tipo de insumo a indústria utiliza, uma das formas seria entrar em contato com a própria empresa ou realizar pesquisas na internet.

Contudo, a maneira mais eficiente seria mudar para um tipo que é 100% garantido que não há utilização animal. De todas as acima, entendemos que a energia solar é a ideal.

Isso porque ela não gera impactos ambientais e sociais como desmatamento ou realocação de pessoas, assim como pode ser instalada em sua própria casa/ empresa.

Sendo assim, a energia solar é uma maneira mais simples de alinhar os valores de uma vida mais sustentável e que esteja de acordo com seus valores éticos.

Se você ainda possui alguma dúvida quanto a instalação, custos e funcionamento de energia solar, dê uma olhada aqui no nosso blog ou entre em contato com a nossa equipe.

6 Comments

Leave a Reply

WhatsApp Atendimento Online