Sustentabilidade do discurso à prática – exemplos de quem se importa

Sustentabilidade: Do discurso à prática nas empresas

Sustentabilidade

De maneira geral, o termo “Sustentabilidade” está relacionado a utilização de um recurso natural de modo que ele não seja extinto na natureza.

Contudo, esse conceito é muito mais amplo do que parece. É importante, porém, termos em mente 4 expressões quando falamos de sustentabilidade nas empresas:

  • Ecologicamente correto ->  Se um produto é ecologicamente correto, sua matéria-prima/ desenvolvimento foi feito a partir de um material renovável;
  • Economicamente viável -> Se um produto é economicamente viável, significa que seu custo não se tornou mais alto porque é originário de algo renovável;
  • Socialmente justo -> A criação do produto não gerou impactos negativos na sociedade, tanto dentro quanto fora da empresa;
  • Culturalmente diverso -> Esse material engloba uma diversidade de culturas em todo o processo de criação do produto.

Parece complicado?

As atitudes por trás dessa palavra são mais simples do que parecem. Isso porque sustentabilidade pode ser o equilíbrio entre o que precisamos da natureza e o que oferecemos em troca, isto é:

  • Ser sustentável é economizar recursos e utilizar melhor o que consumimos como água e energia, por exemplo, e acima de tudo contagiar a todos para que façamos cada vez mais antes que seja tarde.
  • Sustentabilidade é reciclar, diminuir os resíduos e poluentes e pensar para onde vai tudo o que a gente produz e descarta, portanto, que sejamos de fato conscientes.

O forte crescimento do número de empresas que incluem a sustentabilidade em seu planejamento estratégico indica que esse compromisso está em crescimento.

Dessa maneira, as empresas não têm apenas discursado sobre práticas sustentáveis como também executado no dia a dia. Elas têm entendido a conexão entre inovar e ser sustentável.

Inovação e sustentabilidade, são conceitos praticamente inseparáveis!

sustentabilidade

Então, para atingir suas metas de crescimento sustentável, as empresas devem buscar novas formas de fazer negócios o que leva à ideia de inovação sustentável através de:

  • Reciclagem;
  • Energia limpa;
  • Tratamento de Resíduos;
  • Reflorestamento;
  • Plástico verde.

 

Unilever

unilever sustentabilidade

 

Algumas empresas brasileiras são exemplo de responsabilidade socioambiental como, por exemplo, a Unilever.

Ao considerar a sustentabilidade como parte de seu negócio, a Unilever passou a influenciar 2 bilhões de pessoas em 182 países.

Sua influência tem como objetivo principal incentivar as empresas a comprar, usar e descartar produtos de forma mais racional.

Como os recursos naturais são limitados, a Unilever tem a meta de crescer sem aumentar o consumo de matérias primas.

Um exemplo é o investimento em produtos concentrados, e desde 2008 a empresa vem substituindo os produtos tradicionais.

A Unilever também ajudou a criar e a manter 103 centros de reciclagem em 24 cidades de 8 estados.

 

Natura

natura sustentabilidade

Outro bom exemplo é a Natura que adota embalagens 100% recicláveis.

As ações da Natura reduzem a emissão de gases de efeito estufa, assim como na geração de resíduos em sua produção de cosméticos.

 

Faber-Castell

faber castell sustentabilidade

Faber Castell, a empresa conta com uma linha de produtos eco a lápis, que é produzida usando como matéria prima recursos naturais renováveis.

Cerca de 95% desses lápis são produzidos usando madeira de reflorestamento.

 

Braskem

braskem sustentabilidade

 

Braskem, com a inauguração de uma fábrica de polietileno verde no Rio Grande do Sul um novo projeto na área de plásticos renováveis.

A Braskem mira a liderança global em química sustentável.

Ela possui programas para gerenciar ou reduzir impactos ambientais no transporte de produtos e materiais utilizados em suas operações.

Mais de 80% da produção da empresa é oriunda de processos cobertos por sistemas de gestão ambiental certificados.

Sustentabilidade do discurso à prática 

Infelizmente, muitas companhias ainda investem em iniciativas sustentáveis mais preocupadas com a visibilidade da marca e com a repercussão da mídia do que com o conteúdo das ações e com os avanços que podem gerar.

Enfim, o que devemos fazer é torcer e fazer a nossa parte em prol da conscientização, para que cada vez mais empresas adiram a programas sustentáveis.

 

47 Comments

Leave a Reply

WhatsApp Atendimento Online