Balança móvel com energia solar: Embrapa lança dispositivo sustentável para pesagem de gado

Esse ano foi lançada a primeira balança móvel com energia solar para pesagem de gado, a BalPass. Desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a tecnologia promete tornar os processos do agronegócio mais sustentáveis.

Elaborada pela unidade de Campo Grande (MS) da Embrapa em parceria com a COIMMA e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a novidade foi apresentada pelo pós-doutor em medicina veterinária, Pedro Paulo Pires, responsável pelo projeto.

Primordialmente, o objetivo da balança móvel com energia solar é acompanhar a curva de ganho de peso do gado. Inovador, o dispositivo permite a pesagem individual dos animais, direto do pasto.

Segundo Pires, o método de pesar animais livres em campo é inédito e tornará a gestão da propriedade mais eficiente. Dessa forma, “a melhor vantagem é a possibilidade de controle do desenvolvimento dos animais pela análise dos pesos que, enviados ao escritório da fazenda, alimentarão software ou aplicativos”.

Ele lembra, ainda, que para a transmissão dos dados da balança móvel com energia solar, desde o campo, até ao escritório da fazenda, não é necessário haver rede de Internet. “Outra grande vantagem, tendo em vista a dificuldade de haver redes nas áreas rurais”, completa o especialista.

A seguir, os componentes que integram uma BalPass:

  • Balança;
  • Leitor de transponder;
  • Módulo de transmissão de dados por rádio frequência;
  • Por fim, o gerador solar de energia – que pode ser adaptado, caso não haja energia de rede na propriedade.

Como se dá o processo de instalação

A BalPass deve ser instalada no meio de um corredor que afunila a chegada dos bovinos até os bebedouros, cochos ou à praça de alimentação. Estes, por sua vez, devem ser cercados por postes com sensores, que permitam determinar a entrada e saída de cada animal.

Assim, identificados por brincos ou outros mecanismos eletrônicos, os animais têm suas pesagens registradas individualmente. Em seguida, elas são avaliadas, validadas pelo sistema e transmitidas via antena para um portal e/ou aplicativo. Estes, são associados ao software que analisa as informações. Dessa forma, os equipamentos podem funcionar por energia gerada por painéis solares fotovoltaicos que acompanham a balança.

Vantagens da balança móvel com energia solar

A BalPass proporciona ao setor agropecuário diversos benefícios. E é por conta do sistema de energia solar que ela é capaz de coletar e armazenar os dados das pesagens. Deste modo, outras vantagens do equipamento incluem:

  • Confiabilidade dos dados;
  • Identificação de ganho de peso do rebanho em tempo real;
  • Acesso remoto (Mobile ou Web) aos dados do rebanho;
  • Pesagem dos animais livres em campo;
  • Consequentemente, diminuição do estresse dos animais durante a pesagem;
  • Baixo risco de lesão de carcaça;
  • E, claro, processos mais sustentáveis para o meio-ambiente.

Em consonância com o “ecologicamente correto”, a balança móvel com energia solar foi produzida no decorrer de oito anos. A previsão é de que o produto seja comercializado no mercado brasileiro o quanto antes.

3 Comments

Leave a Reply

WhatsApp Atendimento Online