6 Vantagens Da Energia Solar Fotovoltaica

By 09/04/2019 junho 6th, 2019 Energia Solar Fotovoltaica
vantagens da energia solar fotovoltaica

Neste blog, já falamos muito sobre a energia solar fotovoltaica, em seus benefícios e sobre como é uma fonte sustentável e renovável.

Na verdade, as vantagens são muitas quando pensamos da energia proveniente da luz do Sol, além de ser um mercado em alta expansão no Brasil

Neste artigo, falaremos sobre as vantagens da energia solar fotovoltaica!

6 Vantagens Da Energia Solar Fotovoltaica

1. Energia sustentável

A primeira vantagem é a mais atrativa da energia solar fotovoltaica: é uma fonte renovável, abundante, gratuita e eficiente!

O Sol está disponível para nós, por ora, e cabe a nós aproveitá-lo o máximo possível. A energia solar causa um impacto ambiental quase nulo, apenas no momento de descarte dos painéis. Mas a geração é o que faz ser uma fonte limpa!

Principalmente no Brasil, país tropical perto da linha do Equador, recebemos uma imensa quantidade de radiação solar todos os anos. Ela é viável em todo o território nacional. Temos a capacidade de gerar mais energia do que consumiríamos!

2. Não há ruídos ou poluição

A geração de energia solar fotovoltaica é completamente silenciosa. Isso porque é um processo fotoquímico e não mecânico.

Depende, apenas, de receber a luz do Sol!

A instalação de placas solares não incomoda a ninguém e muito menos gera dejetos e poluentes nocivos ao meio ambiente e às pessoas.

3. Facilidade de instalação

A instalação dos painéis solares fotovoltaicos é bastante ágil e fácil! O prazo médio para residências pode durar de 2 a 3 dias, apenas.

As placas e o inversor grid-tie são fixados em estruturas do próprio imóvel. E, se necessário, pequenas adaptações podem ser feitas.

Assim que instaladas todas as partes, o inversor já pode ser configurado e ligado. E, pronto! Começará a gerar a energia elétrica projetada pelo sistema!

4. Acessível a lugares remotos

Para gerar a própria energia solar fotovoltaica, não é necessário investir em linhas de transmissão.

Por isso, é possível colocá-la em lugares distantes, como sítios ou comunidades que estão afastados dos centros urbanos.

5. Manutenção simples e mínima

Se o sistema for bem projetado e instalado, a manutenção periódica, seja preventiva ou corretiva, é baixa.

Normalmente, é feita apenas a limpeza da cobertura das placas e procura-se por avarias que podem comprometer sua impermeabilidade, a cada 6 meses. A própria lavagem pode ser feita pelo próprio consumidor.

Por sua vez, também deve ser feita a manutenção da energia elétrica deve ser feita, uma vez ao ano.

6. Vida útil do sistema

Por fim, um sistema solar fotovoltaico possuir uma vida de útil de mais de 25 anos! E durante todo esse tempo ele é capaz de gerar energia elétrica sustentável, eficiente e limpa!

 

Não está convencido ainda? Dê uma olhada nas tendências da energia solar fotovoltaica para 2019!

Leave a Reply