Tipos de Painéis Solares Fotovoltaicos

Tipos de painéis solares fotovoltaicos

Na hora de escolher a sua placa fotovoltaica, é preciso observar o melhor custo benefício para o abastecimento do seu estabelecimento, seja residencial, comercial ou industrial.

E uma coisa que interfere bastante no orçamento é a tecnologia utilizada nos painéis. Basicamente, existem dois materiais que competem bastante entre si: o silício e o filme fino.

Continue lendo para saber melhor sobre os diferentes tipos de painéis solares fotovoltaicos!

O material mais popular: Silício (Si)

A maioria dos painéis fotovoltaicos do mundo são de silício ou baseados em alguma variação desse.

Uma dos principais benefícios do silício nos painéis é a sua pureza. Isto é, quanto mais alinhadas estiverem as suas moléculas, melhor o fóton será no ato da conversão de luz do Sol em energia elétrica.

No entanto, os processos para “purificar” o silício são caros e podem impactar bastante no preço — por volta de 60% do custo do painel convencional é o silício purificado e tratado.

Mas existem outras opções, além do silício que garantem a eficácia da geração de energia elétrica.

Painel solar fotovoltaico de silício

Pode ser encontrado em duas categorias: monocristalino e policristalino.

Monocristalino (mono-Si)

Composto por um cristal de silício ultrapuro, é o mais eficiente do mercado, nos dias atuais.

O silício é fatiado em lâminas individuais, tratadas e transformadas em células fotovoltaicas. Cada célula tem todos os seus lados voltados para fora, otimizando, assim, o espaço disponível no painel.

A sua eficiência está por volta de 14% – 22%, por isso este painel ocupa um espaço menor. Mas, como mencionado acima, seus equipamentos também são os mais caros.

São facilmente reconhecíveis pela cor uniforme azul escura e pelos cantos arredondados.

Tipos de painéis solares fotovoltaicos

mono-Si

Policristalino (p-Si)

Por sua vez, o painel solar fotovoltaico policristalino tem diversos cristais em sua formação — cristais de silício são fundidos em um bloco, preservando a formação de muitos cristais. Logo, o bloco é cortado e fatiado em blocos quadrados, e em seguida, em células.

Uma vez fundido, eles são serrados em blocos quadrados e, em seguida, fatiados em células assim como no monocristalino, mas é um pouco mais fácil de produzir. Eles são semelhantes

Mesmo tempo uma produção semelhante ao monocristalino, o silício utilizado não é tão puro, e, por isso, possui eficiência inferior de 14% – 20% e um custo mais popular.

Tipos de painéis solares fotovoltaicos

p-Si

Painel solar de filme fino / película fina

Por outro lado, os painéis solares de filme fino são compostos por uma ou várias finas camadas de material fotovoltaico sobre um substrato, geralmente vidro. As camadas possuem apenas alguns micrômetros de espessura, o que torna este tipo de painel bastante leve e de fácil portabilidade.

O que diferencia os tipos de filme fino são os materiais fotovoltaicos postos sobre o substrato:

  • Silício amorfo (a-Si);
  • Telureto de cádmio (CdTe);
  • Cobre, índio e gálio seleneto (CIS / CIGS);
  • Células solares fotovoltaicas orgânicas (OPV).

São mais baratos que os de silício cristalino, já que na sua fabricação utiliza-se muito menos material fotovoltaico, e o processo não é complicado.

Mas, claro, a eficiência é menor. Para um desempenho satisfatório utilizando painéis de filme fino será preciso grandes áreas de instalação. O que pode não ser viável para todos os locais, principalmente residenciais.

Dependendo do material, a eficiência média é de 7% – 13%, podendo chegar até a 16%.

Painel solar de filme fino

a-Si

Quer saber como funciona uma placa solar fotovoltaica? Veja aqui e tire suas dúvidas!

Leave a Reply