Quais São As Energias Renováveis?

By 08/04/2019 junho 6th, 2019 Sustentabilidade
energias renovaveis

É indiscutível como somos dependentes das energias. Elas são o alimento para todas as nossas máquinas. Nos mantêm vivos e possibilitam que continuemos avançando tecnológico e socialmente.

No entanto, muitas das energias utilizadas hoje em dia geram poluição por meio de gases ou resíduos sólidos. E quando as máquinas que usaram dessas fontes chega ao fim de seu ciclo, nem sempre vão para a reciclagem.

Tudo isso gera um grande impacto ambiental! É urgente uma intervenção sustentável na maneira em que geramos nossas energias.

As fontes de energias renováveis são todas aquelas que têm um ciclo de renovação dentro da escala de tempo humana. Isto é, estarão sempre disponíveis para que as utilizemos, sem que se esgotem.

São também chamadas de energias limpas. Elas estão disponíveis e acessíveis a nós, sendo a principal a luz do Sol. Diferentemente de combustíveis fósseis, como o petróleo, o carvão e o gás natural. Todos esses não são abundantes na natureza e liberam gases poluentes na atmosfera, em seus processos.

Confira: Energias Eólica E Solar São Mais Baratas Do Que O Carvão Em Grande Parte Dos EUA, Segundo Análise

Hoje em dia, temos a oportunidade de manusear tecnologias que nos permitem, por exemplo, transformar a luz solar em energia elétrica, facilmente.

Veja abaixo os tipos de fontes de energia renováveis mais comuns.

Tipos de fontes de energia renováveis

Na verdade, todas as fontes de energia vem do Sol, mas o que mais as difere são seus métodos. Confira!

Energia solar

O Sol é o recurso natural mais abundante e o mais disponível na Terra. Por isso, toda energia gerada a partir dele é de grande eficiência.

Ela permite a geração de energia elétrica e térmica:

  • Energia solar fotovoltaica: transforma a luz do Sol diretamente em energia elétrica por meio de células fotovoltaicas que, expostas ao Sol, reagem com os fótons e desse encontro ocorre uma corrente elétrica. Com ela, pode-se abastecer toda a energia elétrica de uma residência, de um comércio ou até de uma cidade inteira!
  • Energia solar térmica: com essa tecnologia, utiliza-se espelhos coletores que refletem a luz do Sol em um ponto específico de uma torre central, aquecendo a água e enviando-a para um reservatório, deixando-a na temperatura certa para quando for usada.

Leia aqui sobre a diferença entre as placas solares fotovoltaicas e térmicas.

energias renovaveis

Energia eólica

Por meio dos ventos é possível também gerar energia elétrica.

A força dos ventos é captada por meio de hélices ligadas a uma turbina, fixadas no topo de altas torres. E giram de acordo com a intensidade dos ventos. A energia elétrica é gerada a partir da força motriz das turbinas.

É outra fonte renovável abundante e está presente no mundo inteiro. Mas não chega a ter a mesma eficiência que a energia solar.

energias renovaveis

Energia Hídrica

Ainda é a mais utilizada no Brasil com as grandes usinas hidrelétricas.

A energia hídrica vem da força das águas movimentadas por grandes turbinas. Essas águas são de represas de rios e vão sendo liberadas de acordo com a necessidade da geração de energia.

Cabe ressaltar que a energia hídrica não é poluente e é renovável. No entanto, o que sim causa impacto ambiental é a construção de usinas hidrelétricas e o represamento de água.

Biomassa

A geração de energia também ocorre com a queima de materiais orgânicos, como a cana de açúcar, o álcool, a madeira, a palha de arroz, óleos vegetais, excrementos, etc.

Apesar da queima liberar gases poluentes, a biomassa entra na lista de energias limpas pois a quantidade de CO2 acaba sendo absorvida no cultivo dos materiais, anulando os impactos ambientais.

No Brasil utiliza-se muito a cana de açúcar para produzir etanol, por exemplo.

energias renovaveis

Energia Geotérmica

Por fim, a energia geotérmica é a energia gerada pelo calor interno da Terra, com usinas instaladas próximas a regiões onde o calor é mais intenso próximo à superfície.

Injeta-se água no subsolo por um duto a qual retorna como vapor, pelo mesmo local. Então, é direcionada a turbinas, que quando movimentadas, gera eletricidade.

energias renovaveis

Que tal contribuir para um mundo mais sustentável gerando sua própria energia solar fotovoltaica? Entre em contato conosco para mais informações!

Leave a Reply