O Que É Uma Fazenda Solar?

By 08/04/2019 junho 6th, 2019 Energia Solar

Você já deve ter visto que os painéis solares fotovoltaicos não são apenas aquelas placas instaladas em cima de telhados de imóveis residenciais ou comerciais.

Existem locais de grande extensão de terra com uma larga instalação de sistemas fotovoltaicos, formando um mar de painéis e Sol abundante.

Estes lugares são chamados de fazendas solares ou parques solares.

E é sobre eles que falaremos neste artigo! Confira abaixo.

O que são fazendas solares?

São, basicamente, sistemas fotovoltaicos de médio e grande porte.

A diferença com os sistemas de geração de pequeno porte está em que essas são projetados para a produção de energia elétrica em locais diferentes de onde a energia será consumida.

Por sua vez, as de médio e grande porte não são apenas para o autoconsumo de uma casa, por exemplo, mas sim para fins de distribuição.

As usinas costumam ser construídas em locais planos. As placas fotovoltaicas são instaladas no solo, podendo estar fixas ou móveis, por um sistema de acompanhando do movimento do Sol — trackers —, para garantir o maior aproveitamento do Sol durante o dia.

No entanto, a maioria dos painéis costuma estar fixa, pois as usinas que possuem o tracker têm custos de operação mais altos e precisam realizar mais manutenções que normalmente.

Potência máxima de 5 MW

As fazendas solares que possuírem potência máxima instalada de 5 MW podem ser enquadradas nas resoluções 482/12 e 687/15 da ANEEL, na qual são consideradas usinas de geração distribuídas, e podem ser construídas por uma ou mais pessoas físicas ou jurídicas para geração compartilhada de energia.

Desse modo, a energia gerada na fazenda solar será utilizada por todos os seus sócios nas suas respectivas unidades de consumo localizadas em outro local, desde que dentro da área de abrangência da empresa de distribuição que atende a região da usina.

Potência superior a 5 MW

Já as usinas com potência superior a 5 MW só podem ser instaladas mediante participação de leilões de concessão para geração e comercialização de energia.

Como funcionam?

As usinas são compostas por muitas placas fotovoltaicas. E cada placa é formada por células fotovoltaicas, que ao serem expostas à luz, geram um diferencial de potencial elétrico e assim a energia é gerada.

Isto é, quando as células absorvem as partículas de luz do Sol (fótons), elas reagem com o material das células e, a partir disso, uma corrente elétrica começa a correr entre suas camadas.

Essa eletricidade é transmitida pelas redes de transmissão de energia e distribuída por concessionárias e distribuidoras de energia. Então, poderá ser utilizada em sua casa, empresa ou indústria.

Uma fazenda solar é capaz de abastecer a energia elétrica de uma cidade inteira!

Veja com mais detalhes: Como funcionam as placas solares fotovoltaicas?

Os parques podem chegar a ter milhares ou centenas de milhares de placas fotovoltaicas.

Usinas solares no Brasil

As usinas solares tem crescido bastante no Brasil.

O impulso a investir nessa fonte de energia renovável se deve a fatores como escassez de chuva e usinas termelétricas caras e poluentes.

Fazendas solares da SolarPV

A SolarPV já está construindo as suas primeiras fazendas solares.

A primeira delas foi construída no município de Itabirito, possui 89 kWp de potência instalada e atende a demanda de energia dos imóveis da ISV localizados em Belo Horizonte. O modelo desta usina é o de Auto consumo remoto.

Já estão em fase de projeto e homologação, outras fazendas da SolarPV que terão o conceito de geração compartilhada, e, com isso, atenderão diversos clientes residenciais e comerciais que possuirão cotas destas usinas.

As maiores usinas solares

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), as maiores usinas solares do país são:

  1. Usina Solar Pirapora: Pirapora – MG – 321 Megawatts
  2. Usina Solar Nova Olinda: Ribeira do Piauí – PI – 210 Megawatts
  3. Usina Solar Ituverava: – Tabocas do Brejo Velho – BA – 196 Megawatts
  4. Usina Solar Bom Jesus da Lapa: – Bom Jesus da Lapa – BA – 158 Megawatts
  5. Usina Solar Guaimbê: – Guaimbê – SP – 150 Megawatts
  6. Usina Solar Apodi: Quixeré – CE – 132 Megawatts

Complexo Solar de Pirapora: a 350 km de Belo Horizonte

Complexo Solar de Pirapora: a 350 km de Belo Horizonte

O terreno de Pirapora é do tamanho de 1.500 campos de futebol, com 800 hectares, e possui mais de 1 milhão de painéis solares instalados!

É a maior usina fotovoltaica da América Latina, e é a esperança de muitos para recuperar o atraso do Brasil na indústria solar.

Outras usinas solares

Uma das mais recentes usinas solares brasileiras é a Solar Horizonte, que entrou em operação em 2018.

Está localizada no município de Tabocas do Brejo Velho, na Bahia. Tem a capacidade de produzir 103 MW e abastecer 108 mil residências.

Parque Solar Novo Horizonte

 

Confira também: ANEEL Reconhece Os Benefícios Da Geração Fotovoltaica Distribuída

Leave a Reply