O Sol É A Bateria Do Mundo

By 14/03/2019 março 22nd, 2019 Energia Solar
O Sol é a bateria do mundo

O Sol é a fonte de toda a energia que circula pelo nosso planeta. Graças ao Sol, respiramos, nos aquecemos, nos alimentamos, velejamos, usufruímos das máquinas, enxergamos de dia e de noite… Basicamente, existimos.

Quando pensamos em fonte de energia, a lista é extensa! Por exemplo:

  • Alimentos;
  • Oxigênio;
  • Fogo;
  • Tração animal;
  • Vento;
  • Combustíveis fósseis (petróleo, gás natural, carvão mineral e xisto);
  • Moinhos e rodas d’água;
  • Hidroelétricas;
  • Termoelétricas;
  • Biomassa;
  • Geotérmica;
  • Hidrogênio;
  • Aquecimento solar;
  • Marés;
  • Ondas;
  • Nucleares;
  • Fotovoltaica…

Todas essas acima estão direta ou indiretamente ligadas ao Sol.

Por esse motivo podemos dizer que o Sol é a bateria do nosso planeta e a energia solar está presente em todas as formas de energia que conhecemos. Como mostraremos a seguir.

Neste artigo, vamos falar sobre os tipos de energia e suas conexões com o nosso Astro Rei. Ficou curioso? Acompanhe!

O Sol é a bateria do mundo

1. Energias Vitais

Muito antes do ser humano saber da possibilidade de existência da energia elétrica, dos motores a combustão, e até mesmo do fogo, ele já precisava de energia para existir.

Esta energia básica, chamada de energia vital era, e ainda é, obtida pela alimentação e pela respiração.

Alimentos

O alimento, junto com a respiração, é a nossa fonte vital de energia. Toda nossa alimentação é de origem vegetal, animal ou fungos.

Os animais e fungos se alimentam direta ou indiretamente dos vegetais. Então, todos os alimentos se originam dos vegetais.

Os vegetais, por sua vez, se desenvolvem graças ao processo da fotossíntese, que é a transformação da energia solar em energia química para as plantas.

Logo, toda energia dos alimentos existe graças a energia solar.

Respiração

Além da alimentação, para existirmos, precisamos respirar.

A respiração nos permite assimilar o oxigênio. Este oxigênio, junto com os nutrientes da alimentação, produzem reações químicas dentro do nosso organismo, que permitem que a sobrevivamos e tenhamos energia para nos movimentarmos e executarmos todas as tarefas.

O oxigênio é garantido na atmosfera pelas plantas, que o produzem durante os processos de fotossíntese, onde elas absorvem o CO2 da atmosfera e devolvem o oxigênio. Assim, mantendo o percentual médio de aproximadamente 21% de oxigênio no ar.

Se este percentual fosse maior que isso, a atmosfera tornaria-se perigosamente inflamável. E se fosse menor que isso, teríamos dificuldades em respirar; como acontece no topo de montanhas muito altas.

Logo, a energia da nossa respiração também tem origem na energia solar.

O sol é a bateria do mundo

2. Primeiras Fontes De Energia

Fogo

Mas o ser humano nunca se contentou apenas em existir.

A partir do domínio do fogo, ele começou a se destacar entre os milhões de seres vivos que habitavam a Terra. O fogo domesticado virou a primeira fonte de energia além das vitais.

Graças ao fogo, o homem pode se aquecer, se proteger de predadores, iluminar seus espaços durantes as noites, assar suas caças e cozinhar diversos alimentos, aumentando, assim, sua gama de comidas disponíveis.

Consequentemente, permitiu que o Homo sapiens deixasse de ser um nômade caçador e coletor e passasse a se fixar na terra, domesticando plantas e animais para que lhe servissem de alimentos.

Portanto, reduzindo-se a energia e tempo gastos com caça e coleta de alimentos.

O tempo e a energia que começaram a sobrar foram usados para aumentar a velocidade do seu desenvolvimento, fato que possibilitou seu destaque como a espécie dominante do planeta que somos hoje.

E esta poderosa energia do fogo também existe graças ao Sol, já que o fogo precisa do oxigênio e de matérias orgânicas secas para serem gerados.

E esses dois, como já falamos antes, só existem graças ao Sol.

Tração Animal

Com o tempo, os animais domesticados pelos homens, que antes tinham a função de serem reservas de alimentos, passaram a assumir outras funções, como proteção, pastoreio, sinalização e fonte de energia, na forma de tração animal.

Esta energia foi uma das principais fontes de energia que o homem se utilizou até a revolução industrial.

A tração animal movia arados para as plantações, moinhos para beneficiamento de alimentos, charretes e carruagens para transportar pessoas, produções e exércitos.

A tração animal, também tem sua energia proveniente primariamente da energia dos alimentos, ou seja, também vem do Sol.

Energia Hidráulica

Com o tempo, além dos animais, o homem percebeu que poderia se utilizar da energia das quedas das águas por rios, cachoeiras e chuvas. E criou os mecanismos movimentados pela energia das correntezas e quedas d’água, como os moinhos, rodas d’água até as atuais usinas hidroelétricas.

Esta energia da água é tecnicamente conhecida como energia gravitacional: a água que está num ponto alto possui uma energia potencial, e ao descer um declive qualquer passa a ter uma energia cinética que vai movimentar todos estes mecanismos.

E o que faz a água ser transportada novamente para o alto dos morros? As chuvas que são geradas pelos ciclos de evaporação e condensação da água.

E a fonte de energia deste ciclo é o Sol.

Ventos

Passaram-se anos e o Homo sapiens não aceitou mais limitar-se pelas fronteiras dos mares e grandes lagos. Resolveu se aventurar pelas águas, na busca por novas terras.

As principais fontes de energia para estas navegações foram os remos (tração humana) e os ventos.

Que a tração humana tem sua fonte primária de energia o Sol, já sabemos. Mas e o vento?

O vento é produzido pelas diferenças de temperaturas entre as camadas da atmosfera em diferentes partes do planeta. Esta diferença de temperatura gera um movimento do ar chamado de convecção, que é a origem dos ventos que varrem toda a superfície da Terra.

Não precisa se esforçar muito para concluir que estas diferenças de temperaturas são geradas pelos diferentes graus de incidência de Sol nas diversas regiões da Terra em cada momento.

Logo, o vento também é uma derivação da Energia Solar.

O sol é a bateria do mundo

3. Energias Após Revolução Industrial

Carvão Vegetal

A primeira grande fonte de energia durante a Revolução Industrial foi o carvão vegetal.

Por tudo que falamos antes, por ser de origem vegetal, fica claro que a sua fonte primária de energia também é a solar.

Combustíveis Fósseis

O petróleo, carvão vegetal, gás natural e xisto são até os dias de hoje umas das principais fontes de energia motriz e elétrica da humanidade.

A origem destes combustíveis é o acúmulo e compactação de animais e vegetais nas bacias sedimentares, que após milhões de anos deste processo, se transformaram no que são hoje.

Logo, apesar de ser mais distante, a origem desta energia também é solar.

Biomassa

A biomassa está sendo cada dia mais utilizada como fonte de energia, já que ela está sendo sempre produzida, não só pela natureza, mas também pelos homens que produzem cada vez mais resíduos para manterem seus padrões atuais de vida.

Esta energia da biomassa, por ter origem basicamente vegetal, também tem origem solar.

Geotérmica

Existe uma diferença de temperatura dos solos e águas, à medida em que eles ficam mais profundos.

Este gradiente de temperatura é utilizado de diversas maneiras pelo homem como fonte de energia para diversos usos.

Como a incidência do Sol é uma das principais causas desta diferença de temperatura, então a geotermia também tem a energia solar como sua fonte.

Termoelétricas

As usinas termoelétricas são aquelas que transformam a energia térmica em energia elétrica.

As fontes de calor são diversas, mas principalmente o carvão vegetal, carvão mineral, xisto, gás natural e a fissão nuclear.

De todas estas, a única da qual ainda não falamos foi a energia nuclear, que geralmente do urânio. Talvez esta seja a que tem uma origem mais distante do Sol, já que o urânio surgiu no momento do Big Bang, assim como os demais elementos químicos, que tiveram suas concentrações em cada planeta, determinada pelas condições individuais de cada um.

No processo de geração nuclear, talvez a participação mais importante do sol seja o oxigênio necessário no processo.

Marés E Ondas

Outras fontes de energia cada vez mais utilizadas são as energias das ondas e das marés.

As ondas são formadas principalmente pelos ventos que lambem os oceanos em seus diversos pontos, e, portanto, a energia das ondas é uma derivação próxima da energia solar.

o movimento das marés são causados por diferentes atrações gravitacionais entre a Terra e a Lua, durante o ano.

Como o Sol é a base que mantém todas as relações gravitacionais entre os corpos celestes do sistema solar, logo, a energia das marés também está ligada ao Sol.

O Sol é a bateria do mundo

4. Energia Solar Direta

Até agora falamos da relação da energia solar com as diversas fontes de energia que alimentam o homem e o Planeta, e mostramos por que o sol pode ser chamado de bateria do planeta.

Agora vamos falar das formas de aproveitamento direto da energia solar.

Basicamente podemos dividir este uso em quatro diferentes tipos:

  • Iluminação;
  • Aquecimento;
  • Movimentação;
  • Geração de energia elétrica.

Iluminação

Talvez esta seja a forma mais fácil de se identificar da energia solar.

Antes do homem dominar o fogo e inventar os lampiões e as lâmpadas elétricas, o Sol era a única fonte de luz que nós tínhamos, tanto de dia, quanto a noite, ao se refletir na lua.

Por ser uma fonte gratuita de luz, ela pode e deve ser utilizada nos projetos arquitetônico mais eficientes e sustentáveis.

O conhecimento das posições relativas do Sol em cada região e época do ano é fundamental para quem quiser se especializar nesta área.

Aquecimento

Quando passeamos por uma avenida sem árvores durante um dia quente de verão, fica nítido que o Sol é uma grande fonte de calor.

Ao perceber isso, o homem começou a desenvolver diversos mecanismos para captar este calor para seu uso.

Nesta linha, foram criadas:

  • Estufas para controlar temperaturas em um determinado espaço, principalmente durante os invernos;
  • Desidratadores solares para frutas e legumes, que permitem que as frutas possam ser guardadas por mais tempo, mantendo suas propriedades nutritivas;
  • Panelas e fornos solares;
  • Soluções de arquitetura bioclimática que permitem um maior conforto térmico dos ambientes construídos durante todo o ano;
  • e, talvez o mais conhecido atualmente, que é o aquecimento solar de água, onde o calor do sol é transferido para a água e esta é armazenada, proporcionando banhos quentes, mesmo durante as noites mais frias.

Movimentação

A energia do Sol pode ser usada para gerar movimento.

Para isso, cria-se uma captação do calor do sol em uma determinada câmara do mecanismo. E, ao se gerar uma diferença de temperatura, irá ocorrer o efeito da convecção do ar, que produzirá um movimento de massas de ar que podem ser utilizadas para diversas funções.

Geração De Energia Fotovoltaica

Por fim, chegamos na especialidade da Solar PV, que é a geração de energia fotovoltaica.

Esta tecnologia consiste em gerar energia elétrica através da captação direta da energia solar em painéis com módulos fotovoltaicos, que são semicondutores. Ao serem expostos a luz solar, geram um campo elétrico e produzem a energia elétrica para ser utilizada nas mais diversas formas.

Neste post falamos com mais detalhes sobre a energia fotovoltaica.

O Sol é a bateria do mundoQuer saber mais sobre energia solar? Acompanhe-nos para saber tudo a respeito!

 

Leave a Reply