O Que É e Como Funciona a Energia Solar Fotovoltaica?

Energia solar fotovoltaica

Se existe uma constante no mundo é a energia solar.

Sem o Sol, a vida, da maneira que conhecemos, não existiria. Por mais que um dia esteja nublado e pensamos que não tem Sol, ele continua lá, inesgotável.

No entanto, há outras fontes de energia que não são tão constantes assim; que seus usos são limitados e que podem acabar prejudicando o meio ambiente. Então, por que não aproveitar o Sol para gerar energia?

Com os avanços da tecnologia, esse cenário já é realidade: transformar a luz do Sol em energia elétrica — uma energia limpa, renovável e econômica.

Uma das maneiras de se fazer isso é através de placas solares fotovoltaicas. Mas como isso é possível?

Leia este artigo para descobrir o que é e como funciona a energia solar fotovoltaica!

energia solar fotovoltaica

O que é energia solar fotovoltaica?

Primeiro, o que é energia solar? Como o próprio nome diz, é a energia que provêm da luz e do calor Sol. Isto é, a capacidade que os raios solares tem de produzir um trabalho. Este trabalho é diverso, indo desde a fotossíntese das plantas até tecnologias mais complexas, como energia térmica, elétrica, etc.

Por sua vez, os sistemas fotovoltaicos transformam luz (do grego, foto) em energia elétrica (derivado da palavra volt — unidade que mede a tensão elétrica).

Sendo o Sol nossa fonte de luz, temos a energia solar fotovoltaica. Por meio de dispositivos feitos de materiais semicondutores, normalmente de silício (células fotovoltaicas), a luz é convertida em energia elétrica, diretamente.

Como funciona?

Os painéis, ou placas, fotovoltaicos, são compostos de células fotovoltaicas de silício. Este material (Si) é composto de átomos que carregam elétrons, por isso é semicondutor (conduz e isola eletricidade).

Na construção de um painel, cada célula é posta em série, uma após a outra. Por fim, os painéis são instalados em telhados ou no solo, onde haja boa circulação de ar para que não ocorra um superaquecimento das placas. Também possuem um vidro temperado resistente a granizos.

A luz solar leva mais ou menos 8 minutos e 20 segundos para chegar à Terra. Essa luz é composta de partículas chamadas de fótons, e quando estes atingem as células solares ocorre o efeito fotovoltaico: os elétrons presentes no silício vão migrar, por meio da corrente elétrica, para uma parte da célula que está em ausência de elétrons.

O fluxo de elétrons que vai de uma parte a outra é o que conhecemos por corrente elétrica, ou energia solar fotovoltaica. Por fim, essa energia é distribuída para a sua casa. Se produzida em excesso, pode ser armazenada em baterias ou injetada na rede, para ser usada durante a noite ou nos próximos meses.

Os painéis podem ser instalados em casas, edifícios ou condomínios. Para indústrias, ou até para abastecer a energia de uma região, são construídos usinas ou parques solares. Estes, como são de grande porte, costumam ser instalados no solo, e podem ser fixos ou com trackers, placas que acompanham o movimento do Sol.

energia solar fotovoltaica

Vantagens da energia solar fotovoltaica

A energia solar é vista como o futuro da energia, pois é um recurso renovável da natureza. No caso da fotovoltaica, o impacto ambiental é mínimo, apesar de ainda ser bastante discutido o que fazer com as placas após o fim de sua vida útil. A reciclagem dos painéis vem sendo estudada para ser posta em prática, ao redor do mundo.

Outra vantagem é o fato de ser uma energia limpa, porque não envolve a emissão de carbono na atmosfera.

É um sistema bastante econômico:

  • A manutenção é fácil e o custo é baixo;
  • A instalação é igualmente simples;
  • A vida útil das placas é longa, podendo durar até 30 anos;
  • Pode ser instalada em qualquer lugar;
  • É modular — de acordo com a necessidade do local, pode-se retirar ou instalar mais painéis;
  • A luz do Sol é grátis!

 

Esta foi uma explicação simplificada do que é e de como funciona a energia solar fotovoltaica. Se quiser saber mais, entre em contato conosco.